Dicas

Algumas dicas para evitar entupimentos:

Não jogue restos de alimentos, comidas, papéis ou qualquer tipo de resíduo em pias, ralos e esgotos. Pode parecer uma bobagem, mas se os canos já apresentam algum estreitamento por acúmulo de sujeiras, qualquer resíduo mais consistente ou sólido, pode provocar um entupimento. Jogue sempre esses resíduos no lixo orgânico, ou quando for o caso, no reciclável. Nas pias procure usar ralinhos e grades que você pode encontrar em supermercados ou mesmo na feira do seu bairro, assim você impede que esses resíduos acabem indo sem querer por "água abaixo".

Nunca jogue óleo na pia ou no ralo. Além do óleo ter um alto poder de contaminar a água, apenas um litro de óleo é capaz de contaminar 20 mil litros de água segundo a Sabesp, quando ele é descartado na pia ou em ralos e vai para o esgoto, se inicia um processo de ressecamento, que faz parte de sua degradação natural, que o faz ficar tão duro quanto pedras e pode provocar sérios entupimentos. Hoje existem inúmeras empresas e ONGs que fazem a recilagem do óleo de cozinha usado, geralmente utilizam esse óleo na fabricação de sabão. Alguns supermercados e instituições como o SENAI, SESI e SESC recolhem o óleo usado para reciclagem. Informe-se na sua cidade ou procure no Google "reciclagem de óleo de cozinha" junto com o nome de sua cidade.

Para descartar corretamente o óleo siga as instruções abaixo:
  1. Espere o óleo esfriar.
  2. Despeje o óleo dentro de uma garrafa PET, com o auxilio de um funil (a garrafa PET pode ser de qualquer tamanho desde que tenha a tampa de rosca, não recomendamos vasilhas de vidros por motivos de segurança).
  3. Entregue a garrafa PET, cheia de óleo, em um posto de coleta.
Em algumas cidades a prefeitura faz a coleta de recicláveis, você pode colocar a garrafa PET cheia de óleo junto com o lixo reciclável, a prefeitura fará a separação e o encaminhamento correto do óleo. Assim, você garante que o seu resíduo tenha a destinação correta permitindo o desenvolvimento sustentável na pratica!

Não use soda cáustica no caso de entupimentos, a soda cáustica é altamente corrosiva e reage com a água, podendo provocar sérios acidentes como queimaduras químicas, cicatrizes e cegueira se não for manuseada de forma segura e adequada. Por ser altamente alcalina (possui o pH muito alto) pode contaminr a água e o meio ambiente ao provocar grandes variações de pH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário